como registro, difusão e reflexão do imaginário de um povo.
Sua condição atual reflete uma situação social e política grave.
É inaceitável a mercantilização imposta à cultura no País, na qual predomina
uma política de eventos.
É fundamental a existência de um processo continuado de trabalho e pesquisa
artística.
Nosso compromisso ético é com a função social da arte.
A produção, circulação e fruição dos bens culturais é um direito
constitucional, que não tem sido respeitado.
Uma visão mercadológica transforma a obra de arte em "produto cultural". E
cria uma série de ilusões que mascaram a produção cultural no Brasil de
hoje.
A atual política oficial, que transfere a responsabilidade do fomento da
produção cultural para a iniciativa privada, mascara a omissão que
transforma os órgãos públicos em meros intermediários de negócios.
A aparente quantidade de eventos faz supor uma efervescência, mas, na
verdade, disfarça a miséria de investimentos culturais a longo prazo que
visem à qualidade da produção artística.
A maior das ilusões é supor a existência de um mercado. Não há mecanismos
regulares de circulação de espetáculos no Brasil. A produção teatral é
descontínua e no máximo gera subemprego.
Hoje, a política oficial deixou a cultura restrita ao mero comércio do
entretenimento. O teatro não pode ser tratado sob a ótica economicista.
A cultura é o elemento de união de um povo que pode fornecer-lhe dignidade e
o próprio sentido de nação. É tão fundamental quanto a saúde, o transporte e
a educação. É, portanto, prioridade do Estado.
Torna-se imprescindível uma política cultural estável para a atividade
teatral. Para isso são necessárias, de imediato, ações no sentido de:
Definição da estrutura, do funcionamento e da distribuição de verbas dos
órgãos públicos voltados à cultura.
Apoio constante à manutenção dos diversos grupos de teatro do País.
Política regional de viabilização de acesso do público aos espetáculos.
Fomento à formulação de uma dramaturgia nacional.
Criação de mecanismos estáveis e permanentes de fomento à pesquisa e
experimentação teatral.
Recursos e políticas permanentes para a construção, manutenção e ocupação
dos teatros públicos.
Criação de programas planejados de circulação de espetáculos pelo País.
Esse texto é expressão do compromisso e responsabilidade histórica de seus
signatários com a idéia de uma prática artística e política que se
contraponha às diversas faces da barbárie - oficial e não oficial - que
forjaram e forjam um País que não corresponde aos ideais e ao potencial do
povo brasileiro."
Gianni Ratto, Hugo Possolo, Marco Antonio Rodrigues, Reinaldo Maia, Sérgio de Carvalho, Tadeu de Souza e Umberto Magnani. |
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